6 motivos para contratar um Digital Marketing Expert

Você pode achar que não precisa de um Digital Marketing Expert em sua empresa, mas antes de assumir isso, veja se é capaz de fazer todas essas tarefas sozinho.

O Marketing é um assunto bastante complexo, e que complica a cada dia com as novas tecnologias, métricas e otimizações. É preciso saber o que está por trás de cada ferramenta para entender como ela impacta em cada ponto da estratégia e do resultado. O Digital Marketing Expert, ainda é considerado um Unicórnio, e essa informação foi confirmada como resultado de uma pesquisa feita pela Egon Zehnder onde, 38% dos entrevistados, citaram que a maior a dificuldade estava em se construir um time digital e 5% consideram que a falta de Talentos é um fator crítico.

Entretanto, considerando a falta de conhecimento profundo da disciplina por parte dos principais executivos nas corporações, existe uma tendência a “simplificar” a tarefa, deixando de contratar especialistas, entendendo que ela possa ser gerida facilmente com recursos oriundos de outras áreas na empresa, delegando tarefas e responsabilidades que não fazem parte do dia a dia deles.

É o famoso barato que sai muito caro para a empresa.

Antes de fazer essa “economia”, pense se as pessoas que estão sendo alocadas para essa nova função na sua empresa são capaz de exercer as seguintes atividades:

  1. Navegar pelas diversas estratégias de Marketing envolvendo configuração de plataformas, análise de relatórios etc…
    1. Análise de público
    2. Design gráfico
    3. Otimização de site – SEO
    4. Promoção
    5. Criação de perfis de mídia social
    6. Geração de links eficientes
    7. Gestão de investimentos on x offline
    8. Gestão de adserver (social, mídia programática, display)
    9. Análise dos relatórios
    10. Consolidação dos dados
    11. Extração de insights para seguir com a nova estratégia

  1. Ser autoridade em Conteúdo – Conteúdo é atualmente uma disciplina no Marketing Digital que trouxe um novo olhar para como interagir com o cliente, dando voz e ao mesmo tempo sustentando uma conversa que faça sentido. Não é uma tarefa nada fácil, porque a velocidade com que que essa construção é feita, é a mesma com que é destruída e por isso que, terceirizar ou subestimar esse expertise pode ser um grande risco. O conteúdo assume num mesmo ambiente, funções e métricas totalmente distintas, e que tem que ser feitas de forma simultânea e coerente para o usuário. Produzir um conteúdo relevante, é garantir que num ambiente saturado de conteúdo ele chame atenção e se destaque entre os outros. Não se trata apenas de escrever algo genérico e publicar, e preciso entre outras coisas, ser bem escrito, com gramática e ortografia sonoras, ter informação atual, relevante, que utilize a linguagem do seu público, que considere palavras-chave previamente estudadas, tem que atrair tráfego orgânico, garantir a permanência dos usuários por tempo suficiente para absorverem as informações dos produtos, e conquistar confiança. Lembrando que todo esse conteúdo é analisado e alterado ou ajustado quase que em real time

  1. Sua Marca socialmente – Social Media não é moda, não é ferramenta para aumentar os egos dos silos das empresas, onde cada um quer fazer uma página do seu produto ou deixar sua marca registrada “online”. Esse tipo de estratégia só trás um ambiente para o usuário final confuso e completamente poluído, gerando insegurança e dúvida. A mídia social é uma excelente plataforma, e deve ser usada, entretanto, é de suma importância entender qual o papel que cada uma exerce na comunicação com o cliente. Nas redes sociais a comunicação é de duas mãos, a empresa conversa com seus clientes, e por isso é tão importante que essa gestão seja feita de forma criteriosa. Uma mídia social pode ser uma grande ameaça se não for tratada adequadamente. O meio é muito sensível a erros, e por isso, reações tem que ser rápidas. É lá onde elogios contrapõem reclamações, tudo muito rápido e de forma exponencial.

  1. Seu site e sua marca – Seu site faz parte da sua comunicação e deve estar dentro do seu orçamento de mídia. Site é o que chamamos de mídia própria, temos também a mídia espontânea (que é aquela que é compartilhada) e a mídia paga – esse é um conceito que você encontrará como : Owned – Earned – Paid . O ponto é que dificilmente vemos uma Estratégia de marca que entende essa importância, e trata o site como um produto apartado da Comunicação seja debaixo da área de tecnologia, ou de qualquer outro departamento. O site é o destino de todas as campanhas, só por esse motivo ele já tem que estar todo preparado para receber de forma adequada toda a mídia que é comprada e direcionada para lá. É necessário analizar o comportamento do usuário pós clique, em como está a usabilidade das páginas, sejam de conteúdo ou de compra. Tem que ser rápido, para evitar o abandono, tem que ter uma mensagem harmônica e que seja uma extensão do que é comunicado fora dele.

  1. Análise de campanha – Além de entender e olhar para todas as frentes mencionadas anteriormente, é necessário um acompanhamento diário, dinâmico e fluido, respondendo e atuando dentro dos prazos tecnicamente propostos à todas as interações e objetivos da empresa. O profissional Digital Marketing Expert, precisa saber tudo que está acontecendo na empresa, nas mais diversas frentes, sejam os KPIs de vendas, comunicação, estoque, e eventuais gestão de crise, para poder atuar amplamente, garantindo que nada ficou de fora. Para isso, esse profissional precisa analisar diversos tipos de relatórios e dados como por exemplo: Atividade do site, número de visitantes (repetidos, únicos), duração da visita, taxa de rejeição, páginas mais populares, desempenho das campanhas pagas, reações nas redes sociais, estratégias offline, ROI, entre outros. Ele também precisa reagir, em função dos resultados encontrados, solicitando troca de link, troca de material, troca de palavras chave, análise dos clusters, readequação do conteúdo, suspensão de campanha, suspensão de veículo, etc…

E aí, vamos continuar delegando tarefas tão importantes, ou vamos contratar pessoas e empresas altamente competentes para cuidar das nossas marcas e dos nossos investimentos?

Estou à disposição para conversar sobre esse assunto a qualquer momento, é só entrar em contato 🙂

SM

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