AGÊNCIA DE PUBLICIDADE – Desafios da Operação

Se por um lado a mídia digital vem ganhando destaque no share de  investimento, e cada dia chega com uma nova tecnologia, por outro, as agências de publicidade têm passado por momentos difíceis para adequar esse novo momento à uma operação eficiente.

Cada vez mais, o sucesso da publicidade digital, adicionará novos desafios de criativos e funis, enquanto que a operação e o conhecimento da plataforma tendem a ser cada vez mais comoditizados.

Só que, para trabalhar diferentes formas criativas e diferentes funis, é necessário um profundo conhecimento da operação da plataforma, o que me leva a crer que, quem teve a oportunidade de  aprender a operar no passado terá consigo um asset  importantíssimo para fazer uso da criatividade no futuro.

Agências precisam preparar-se para lidar com os complexos desafios em torno das plataformas de publicidade que, cada vez mais, entregam em tempo real e em escala, e onde clientes , acompanham globalmente seus investimentos, rendimentos, ROI, entregas, estoques, etc..

Quando olhamos hoje para um plano de mídia integrado, da forma que ele deve ser, respeitando toda a jornada, aproveitando os micro momentos do usuário, integrando com os dados proprietários do cliente, para que possam ser encontrados novos usuários/consumidores que compartilhem do mesmo perfil, entendemos o quanto precisamos estar preparados em temos de pesquisa, cruzamento de informações, implementação correta de toda a mídia, otimização dentro de parâmetros pré estabelecidos, recepção de dados dentro de uma mesma metodologia, comparação com relatórios anteriores, geração de resultados, e novos insights.

É um ciclo contínuo, que depende de muitas integrações.

As pequenas agências de Publicidade atualmente não têm tempo e até conhecimento para otimizar todo esse trabalho, e o modelode negócio atualmente praticado também é nocivo para que esse trabalho possa ser feito. As agências precisam entregar cada vez mais por menos e isso é insustentável.

Por outro lado temos os grandes grupos, que pela sua experiência com contas Globais,  já fazem um trabalho de integração de plataformas trazendo uma visão unificada e muito clara do cenário mundial da marca, eficiência de compra de mídia, recomendações de share e estabelecimento de  objetivos para cada País/região, mas localmente sofrem o mesmo problema de ineficiência operacional.

Recentemente assisti um vídeo da Haze Digital, onde vi um trabalho muito bacana, do Paulo Chostakovis que muito me impressionou. Primeiro, pela forma com que ele demonstrou ter conhecimento dos problemas e dos processos de um profissional que opera mídia, o que já é uma raridade, porque normalmente as agências conhecem muito bem os processos que envolvem a produção de filmes e peças e menos os processos de mídia.

Depois, pela forma simples e eficiente  que ele estabeleceu um processo de operação, que com certeza, mitiga inúmeros erros e reduz muito o tempo de preenchimento de diversas planilhas.

E por fim, pela capacidade que esse produto tem de escalabilidade.

Precisamos urgentemente municiar nossas agências com esses tipos de ferramenta, e deixar nossas operações um pouco mais livres para serem mais estratégicos e com mais tempo para entender dos problemas do seu cliente, trazendo soluções mais que façam diferença no negócio dele.

Haze Digital – apresentação

Obrigada e qualquer dúvida estou à disposição.

SM

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.