CHEGANDO EM CASA!

Mês passado tive a sorte e a oportunidade de poder fazer o Caminho de Santiago de bike. Foram 820Km da França à Espanha, passando por “pueblos” muito antigos, e onde eu me senti voltando no tempo em todos os sentidos, seja pela singela forma das pessoas se cumprimentarem absolutamente todas as vezes com um sonoro “Buen Camino”, independente da língua, idade, dor, clima, ou qualquer outro fator. Seja pelas antigas construções, várias delas em excelente estado de conservação, e que nos faziam sentir num filme da época medieval, seja pela calma com que as pessoas vivem, como se o tempo delas fosse diferente do nosso. E de verdade? Ele é …

DCIM101GOPROGOPR1757.JPG

Mas não iniciei essa conversar para falar disso, e sim para comentar e dividir com vocês um curioso momento de extremos das nossas vidas.

Em uma desses deliciosos e pequenos “pueblos” por onde passei, vi compras de supermercado, na calçada das casas, dentro de sacolas plásticas. Ficavam ali horas, sem que ninguém olhasse, ou mexesse. Aquilo chamou minha atenção, não só pela forma peculiar da entrega, e em como esse serviço devia ser útil, mas também pela segurança daqueles moradores que ainda gozavam da liberdade em poder deixar compras na porta da casa na certeza de que ninguém pegaria.

Retornado ao Brazil dessa minha experiência, me deparei com um serviço semelhante, que leva em consideração essa mesa necessidade do indivíduo, mas que, para poder funcionar nas grandes metrópoles,  funciona um pouco diferente, mas exercendo a mesma função.

Trata-se de um teste que vem sendo feito pela UPS em Manhathan e Brooklin para entrega de mercadoria no interior dos prédios residenciais. Eles ainda não entregam dentro dos apartamentos, mas já conseguem deixá-la no hall social dos prédios, quase que nos mesmos moldes das cidades espanholas por onde andei !

O sistema funciona por  dispositivos de trava bloqueados e  conectados à Internet que podem ser desbloqueados com cartões-chave, aplicativos de smartphone ou códigos de porta.

Os motoristas do UPS recebem uma credencial única em seus dispositivos móveis, tanto para alertar os clientes quanto para tomar alguma ação em caso de problemas. Tudo isso ainda é registrado por câmeras de grande angular, que reforçam a segurança do serviço.

A gigante Amazon ainda foi além, ela criou um sistema que  permite ao usuário optar por uma entrega dentro da sua residência, através de uma chave (Amazon Key), onde seus entregadores  podem entrar na casa do cliente e concluir a entrega.

Mesmo tempo, vidas diferentes… mesmas necessidades, soluções diferentes…

Está claro que a evolução tecnológica tem patamares distintos quando olhamos cada micro região desse nosso Mundo, me encanto com os dois:  com a simples vida dos “pueblos”  baseada na confiança das pessoas e também em como vamos entregar serviços para atender as mesmas necessidades nas grande metrópoles, contando com a confiança na tecnologia.

Buen Camino!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s