Empresas centradas no usuário. O que vem depois disso ?

Muito temos ouvido sobre ser um negócio centrado no cliente e sabemos que  cada vez mais vamos depender de algoritmos e modelos de acesso compartilhado.

A toda a volta encontramos empresas se esforçando para se tornar centrada no cliente, mas quando usamos a tecnologia para isso, fico pensando em como vamos lidar para manter clientes felizes e leais e como lidar com os problemas de forma rápida e eficiente.

O primeiro ponto que trago para a provocação é que o cliente do futuro com certeza será diferente do cliente que conhecemos hoje em vários aspectos – eles estarão interessados ​​em negociar com seus dados; eles podem nem ser pessoas. Podem ser um software, e até quem sabe, seus concorrentes.

Onde termina o benefício e começa uma ameaça digital para as empresas?

Como vamos explorar  a experimentação, uma vez que estamos incansavelmente buscando o aprendizado com comportamento do cliente?

Como as assinaturas que tanto facilitam nossa vida, vão nos deixar “cegos”para as novidades ou concorrência com melhores ofertas?

Como iremos equilibrar o uso de algoritmos para criar recorrência de compra e melhorar experiência  X a criação de valor sobre novas experiência de consumo e serviço?

Será a problemática das plataformas digitais. É quase como criar um robô para vencer um humano no jogo, e depois criar um novo robô para ganhar do primeiro robô.

Esse é um tema que realmente me  desafia e me faz pensar, e que vivencio inclusive na busca incessante das empresa quando passam a usar a publicidade digital, com um único foco de converter a qualquer custo, e perseguir àqueles que de alguma forma já interagiram com sua marca, como que se, todas as outras pessoas,  jamais pudessem rever suas opiniões e mudar de idéia.

Já pararam para pensar sobre os anúncios e conteúdos de alguns canais que você tem consumido, e analisar se ele tem se tornado repetitivo, ou sempre dentro de um mesmo contexto?

Bom, como falei no início, é mais uma provocação, reflexão, e um bom ponto para discutirmos.

Cheers !

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.