SMARTPHONE NA MÃO DOS BRASILEIROS, O QUE MUDA?

O trabalho nas suas mãos.

Os consumidores estão usando dispositivos móveis para acessar conteúdo de vídeo mais do que nunca.
Essa semana, o Estadão divulgou que até o fim de 2017, Brasil terá um smartphone por habitante, e quatro computadores a cada cinto habitantes. Não que essa não fosse uma notícia esperada, mas a confirmação do dado pela FGV, deixa mais um dever de casa para os negócios.

O tráfego de vídeo em telefones representa mais de metade de todo o tráfego de dados móveis, de acordo com a Cisco. Pesquisas sugerem que até 2021 ele terá crescido para 78%.

Mas o que isso de fato muda nas corporações?

As estratégias empresariais evoluíram imensamente ao longo dos anos. Isso foi possível graças à rápida integração de diversas ferramentas tecnológicas que têm tarefas automatizadas e tornaram os processos de negócios mais simples e eficientes, aumentando a produtividade.

A tecnologia móvel tem sido uma dessas tendências que vieram como uma tormenta para o mundo dos negócios.

A penetração de dispositivos móveis tem sido rápida e monumental. E essa mudança transforma a paisagem econômica ao longo dos anos. A comunicação móvel e a conectividade têm mudado a forma como os comunicadores de negócios criam, planejam e distribuem mensagens.

Melhor experiência:

Com a crescente importância dos dispositivos móveis na vida das pessoas, as empresas precisam buscar incessantemente novas e melhores formas de estabelecer essa relação. Uma grande percentual de usuários executam suas pesquisas em dispositivos móveis. O papel dos dispositivos móveis que antes se restringia a uma busca, hoje cumprem papéis muito mais longos na jornada do usuário com as marcas, passando por experimentar ambientes em 3D, receber informações antecipando às necessidades do usuário, até ser a ferramenta onde os usuários rapidamente emitem seus comentários e críticas sobre o produto/serviço utilizado.

A experiência chegou também na transformação da força de trabalho, onde a tecnologia móvel permitiu às empresa expandir sua força de trabalho para uma rede global, permitindo que colegas possam colaborar de qualquer lugar do mundo, de forma ágil, eficiente e sem obstáculos.

Se antes as reuniões de trabalho necessitavam que você estivesse em uma sala para poder fazer uma video conferência de qualidade, hoje, com as tecnologias móveis isso já é possível de qualquer lugar.

Operações:

A tecnologia móvel, vem cada vez mais simplificando e desmistificando a forma de acessarmos nossos documentos na nuvem. O que antes parecia muito distante, hoje já é realidade, e os gaps de segurança, vêm sendo cada vez mais minimizados e deixando de ser um impeditivo. O que antes levava o usuário a dirigir-se à pontos físicos para que determinada fase da sua jornada fosse cumprida, hoje, ele já pode fazê-la de forma remota e segura.

Dados:

O maior asset da empresa do futuro será o conhecimento do seu usuário. Através dele, será possível, customizar ofertas, antecipar desejos e surpreender o cliente.
Por isso, investir em tecnologia que viabilize essa coleta de dados, digital first, mas não digital only, é fundamental.

Uma aplicação disso é por exemplo o uso de beacons em lojas físicas, que acompanham o comportamento do seu usuário através do bluetooth, e é capaz de oferecer descontos personalizados, e dentro do seu contexto de compra. O mesmo racional, se dá quando estamos falando da disponibilidade de Wi-fi, onde o investimento também é uma ferramenta para coleta de hábitos importante.

Claro que para cada empresa, cada negócio, as formas de colhermos as informações podem mudar, e por isso, é importante essa implementação de tecnologia móvel, seja planejada com antecedência para garantir a melhor estratégia a ser implementada. Uma vez implementada, não se esqueça que estamos falando de comportamento, e comportamentos mudam, por isso um bom acompanhamento é essencial para que os resultados possam ser melhorados continuamente .

Qualquer dúvida ou comentário fiquem à vontade em  me contactar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s