MODELO DE ATRIBUIÇÃO – O DINHEIRO NO LUGAR CERTO!

Se a equação já não era fácil para decidirmos onde aplicar nosso dinheiro quando falamos de mídia digital, imagina agora quando cruzamos esses dados com investimentos off line.

Cada vez fica mais difícil para as agências justificarem seus investimentos nos meios, sejam eles digitais ou não . As métricas não se falam, o mercado cria cortinas de fumaça trazendo novas formas de mensurar eficiência, mas afinal, o que é eficiência de fato ? Um clique, uma compra, uma assinatura ?

Na minha visão eficiência é uma coisa, métrica é outra!

Falar de eficiência de uma campanha, é ser capaz de criar um modelo de atribuição, onde independente do clique, da compra ou da assinatura, medimos o reconhecimento, a interação, o comportamento do usuário, criamos scores para cada um desses passos, e entendemos na cadeia da compra a importância que cada um teve .

Num ambiente multicanal, e extremamente fragmentado entender e medir o modelo mental do usuário durante sua jornada de compra é um grande desafio. Para isso é necessário ter  uma estrutura digital bem organizada e pautada em muita pesquisa .

Sendo assim, podemos traduzir o modelo de atribuição ao processo de compreensão e de atribuição de crédito aos canais de comercialização que, eventualmente, levam à conversão. Um modelo de atribuição é um conjunto de regras que determinam como crédito para a conversão deve ser atribuído a vários pontos de contato do usuário em caminhos de conversão

Para que se desenvolva esse trabalho, é fundamental o profundo entendimento do negócio do cliente, dos canais utilizados e dos KPIs estabelecidos em cada um desses canais. A partir daí o desafio está em como fazer com que cada um desses canais, cada um com sua especificidade, no final converta em mais compra.

É muito importante que as empresas possam estar mais perto desse tipo de inteligência, e a partir daí ela poder definir onde investir seu dinheiro, e não mais ficar refém de investimentos feitos com base de Bônus, BV’s e outros métodos que acabam destruindo a eficiência da campanha, das marcas e dos negócios.

[]’s

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