E-TAIL, E AGORA?

Tá aí um tema polêmico, cheio de dualidades, dúvidas e anseios!
Qual caminho o varejista deve seguir ? E a indústria? Como devem se comportar nos próximos anos ?

O fato é que tanto o consumidor está mudando a sua forma de consumir a cada dia que passa, como o varejo de uma hora para a outra se deparou com uma rede de distribuição altamente fragmentada, forte, e que veio para ficar ! Grandes conglomerados tomam as rédeas das vendas on-line, Marketplaces gigantes misturam informação, transparência e recentemente produtos vendidos diretamente da fábrica, revolucionando toda uma cadeia !

Na minha visão, não existe um de-para, o que temos é uma nova forma de ver o negócio, suas oportunidades e riscos.
Da mesma forma que anos atrás o digital era a transferência de algo “off-line”para o meio “on-line”, o que não funcionou, também não adianta apenas replicar nas lojas físicas o que por ventura está funcionando no digital, como por exemplo, um painel digital, onde o usuário vai interagir .
É muito mais do que isso !
É preciso entender o modelo de compra, os processos, o que os impulsiona durante todo o ciclo, e aí sim, tirar o melhor proveito desse conhecimento, aplicando experiências relevantes em cada um desses pontos de contato. Com isso criar uma coesão entre cada uma de suas plataformas e pontos de contato, proporcionando uma experiência de compra perfeita para o consumidor.

comprar-por-internet

Algumas indústrias têm um desafio ainda maior do que outras, especialmente pela natureza dos seus produtos. O fato de que as compras de produtos de beleza é inerentemente uma experiência tátil é um dos maiores desafios para os e-tailers desse segmento. Os consumidores querem tocar, sentir, cheirar e, muitas vezes experimentar novos produtos.

Comparando produtos de cuidados com a pele, cuidados pessoais e cabelos que foram os produtos mais demandados pelos consumidores, todos os outros que possuíssem cores ou fragrâncias não se sairam tão bem. Para essas gama de produtos, existe ainda, um grande desejo de experimentação antes da compra.

Como parte do processo de compra e entendimento do consumidor, é necessário um aprofundamento  nesses gaps e aos poucos reinventar e inovar para que o segmento se resolva com maior eficiência.

Outro desafio para a indústria de beleza que operam negócios on-line é a grande popularidade de sites de varejo (Marketplaces), como Amazon, eBay, Google Shopping entre outros.

Nos EUA 74% dos compradores on-line em saúde e beleza preferem os Marketplaces aos sites das marcas para a compra dos seus produtos e um terço desses, começam suas buscas na Amazon, contra 13% em outros sites de busca, como o Google.

Isso deve-se basicamente pela conveniência, frete grátis, e uma grande capacidade de resolver tudo em one-stop-shopping .

Nesse cenário fica mais uma dualidade : Criar seu próprio site com conteúdo relevante, integro e imagens diferenciadas, ou gerar um conteúdo avançado para esses Marketplaces ?

O que eu entendo é que os Marketplaces usam  plataformas um tanto engessadas, que não vão permitir grandes inovações. Ele precisa manter um padrão onde todos se apresentam de forma semelhante.  Além disso, entendo que a indústria tem “asset” muito importante e que não deve ser “terceirizado”, que é justamente o conteúdo especializado, onde o consumidor se sente seguro com as informações e atendimento. É nesse ambiente da marca que o consumidor vai se sentir seguro para comprar onde quer que esteja, pois o que embasa a sua compra é a confiança com a sua marca.

Atenção : Cada marca, cada indústria, cada produto, terá seu próprio desafio, e o importante é que ele seja encarado desde já, evitando no futuro tornar-se uma nova Kodak, Antari, Olivetti ou Blockbuster vídeo. Cada uma dessas empresas, cada uma com sua história, perdeu suas marcas milionárias porque deixaram passar o tempo de se reinventar e inovar !

 

 


					

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