TRATE BEM SUA REDE SOCIAL !

As redes sociais, são canais de comunicação, e quando falamos comunicação devemos entender que existe o emissor e o receptor! Inúmeros equívocos são vistos nas redes sociais, onde as empresas cometem erros, e não estão se dando conta do prejuízo desse descaso com a sua marca. As empresas para entrarem no momento Rede Social, acabam criando suas fanpages, e acabam carimbando um canal chancelado por ela própria onde os usuários acabam falando sozinhos, deixando suas percepções, nem sempre, ou quase nunca positivas, e as empresas simplesmente – NÃO FAZEM NADA !

Nesse exemplo, a Companhia Aérea usa o meio para esclarecer a dúvida do usuário, sem deixá-lo esperando muito tempo.

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Por pior que seja o tom do cliente, a resposta é imprescindível, é ela que vai nortear o futuro da relação, e gerar de alguma forma credibilidade com o usuário em relação à marca.

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Temos que ter em mente que gerenciar conflitos, é uma habilidade que tem que ser encarada no momento de optarmos em expor nossa marca nas redes sociais. É importante encontrarmos o tom correto para lidar com diferentes classes sociais, idades e ideologias num mesmo canal. Não se deixe levar pela falsa percepção de que é “barato” a comunicação pelas redes, na verdade ela pode sair muito mais cara do que se imagina quando não se administra da forma correta. A velocidade de propagação desse meio e dessa forma de comunicação é algo que deve ser visto de forma estratégica pela empresa.

Fatos mal interpretados viram verdades absolutas, versões são criadas por interpretações, imagens fora de contexto, enfim, não dá para brincar. Reverter o quadro negativo uma vez instaurado é algo desgastante, e pode ser em alguns casos até irreversível.

Profissionais qualificados precisam fazer parte do time que vai se comunicar com o usuário da sua empresa, e a estratégia de comunicação tem que ser pensada e revisada constantemente. Lembre-se também que o canal não é um mural de recados, portanto entenda que você tem que criar um ambiente de troca, onde as pessoas sentem-se bem, cada vez que estão ali, e saem com a perspectiva e motivação para voltar.
Mal comparando é como quando você convida alguém para visitá-lo em sua casa. Você vai falar sem parar? Ou vai deixá-lo falando sozinho até ele cansar? Seu convidado vai se sentir acolhido, bem recebido, ou ele vai sair da sua casa com a sensação de : – Nunca mais ponho meus pés nessa casa ? Você mente para seus convidados, ou procura falar sempre a verdade? Você vira as costas quando ele mais precisa, ou tenta ouvir os seus problemas e ajudá-lo ?

Como dica importante, na estratégia de um canal na Rede Social, tenha em mente um plano para gestão de uma possível crise. Não deixe para pensar nesse plano no momento onde todos estarão de cabeça quente, planeje uma ação com antecedência, e que faça sentido para todos. Isso dará agilidade no momento necessário.

Por fim, vale uma atenção especial à seguinte métrica, maior número de fãs não significa que são as marcas com maior engajamento. Segundo pesquisa realizada recentemente pela Millward Brown, visando eleger as melhores fanpages, eles apuraram que :

“O que observamos no estudo é que as páginas com maior número de fãs não necessariamente são as que geram maior engajamento com o consumidor ou agregam valor à marca”, diz Valkiria Garré, CEO da Millward Brown. E acrescenta: “Nas fanpages ‘tamanho não é documento’ e para trazer resultados é necessário gerar interesse”.

Ainda de acordo com o estudo feito, entre os fatores mais importantes para o sucesso das fanpages estão: variedade e regularidade de posts, inclusão de informações novas e notícias confiáveis sobre a marca, além da oferta de concursos e brindes.

Também foi apurado que o brasileiro valoriza os posts com vídeos e imagens mais que a média mundial. Senso de comunidade e inovação também são fatores de sucesso destacados no estudo.

Portanto vale pensar que… sim, as marcas estão numa posição especialmente poderosa para fazer com que
os consumidores se sintam valorizados e cada mensagem enviada e ela representa uma necessidade de ser conhecido e reconhecido.
O reconhecimento e identificação do usuário pela sua rede de amigos, é termômetro para a sua tomada de decisão num futuro próximo.

Comentários ou qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.

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