Contrata-se Diretor de Estratégia&Inovação ????

Navegando por aí, tenho encontrado alguns títulos trabalhistas, cujo o esforço em ser algo diferente é maior do que o sentido da palavra. É comum nos depararmos com “competentes”  Strategy & Innovation Director. Resolvi então tentar entender que skill esse profissional deveria ter, e confesso que, ou esse profissional é realmente muito abrangente, e de uma capacidade ímpar em viver em dois mundos opostos, ou ele não sabe exatamente onde se meteu .
Na verdade estamos falando de competências completamente antagônicas e  com objetivos distintos. Não consigo entender um profissional, que possa desenvolver ambas funções, simultaneamente, e mais, numa posição de liderança. Ele provavelmente não conseguirá exercer nenhuma das duas.
Siga o raciocínio :
Estratégia segundo o Dicionário Aurélio : s.f.Militar arte de planejar operações de guerra./arte de combinar a ação das forças militares, politicas, morais, econômicas, implicadas na condução de uma guerra ou na preparação da defesa de um Estado/ arte de dirigir um conjunto de disposições : estratégia política / fig. Habilidade , astúcia, esperteza : contornou a dificuldade com estratégia.
Trazendo para o meio corporativo, podemos considerar que : A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra,que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.

Uma boa estratégia deve ser clara, e colocada na melhor das hipóteses de forma elegante, explicando o máximo das variáveis, da forma mais breve possível. Além disso uma boa estratégia não existe sozinha, para o seu sucesso, ela tem que vir acompanhada de uma boa execução, um não existe sem o outro. Uma estratégia, não é pensada e implementada para dar errado ! Quando isso acontece, significa que VOCE FALHOU!
Esse eu diria é a principal diferença entre estratégia e inovação ! A prática da Inovação é o oposto de tudo isso. Inovação é “talvez”, é “possibilidade”, “tentativa”, “sem direção”…

Vamos à definição : Inovação significa novidade  ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e refere-se a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. 

A inovação é o desconhecido, até porque se você sabe o que está fazendo, você não está inovando, está apenas executando. O perfil do inovador, é o de construção contínua de coisas que dão errado, de entradas e saídas de becos sem saída de forma rápida e barata, passando logo para uma nova tentativa, até que eventualmente ele acerta.
Na minha visão essas duas funções não podem se misturar, elas são como água e óleo.

Uma outra característica interessante e que demarca essa distância entre  estratégia & inovação está no fato que inovação nasce do incomum, do novo com o velho, aproxima idéias de contextos distintos. O Google é um bom exemplo disso, ele transformou uma prática do mundo acadêmico em uma nova abordagem para a pesquisa on-line.

Claro que a inovação tem que ser pensada antes do fracasso, ou pelo menos antes que o fracasso seja irreversível, também temos que ter em mente que seguir a estratégia significa em parte dizer, se fiz hoje e deu certo, repito manhã. Daí, concluimos que, em algum lugar estratégia deve encontrar inovação.

Os modelos de negócios duram cada vez menos tempo. Ciclos tecnológicos são cada vez mais curtos do que os ciclos de decisão empresariais e a ruptura está se tornando a ordem do dia . E é aí que estratégia inovadora (note o adjetivo ) torna-se imperativo .
A inovação pode informar a estratégia e por isso é importante ter um esforço de inovação em curso que é separada da direção geral da empresa. Todas essas falhas proporcionam conhecimento e experiência que podem ser combinados para formar uma nova estratégia útil .

Voilá !! Se você tem em sua empresa um Diretor de Estratégia e Invovação, seria interessante separá-los 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s