1 ÚNICA IDEIA = MÚLTIPLAS OPORTUNIDADES DE MKT

E não é que de repente o volume de informação também virou um problema ? Hoje temos que lidar com um volume enorme de informação, que nem sempre se apresenta no momento ou da forma que estamos dispostos a consumir, e por isso, podemos dizer que temos uma grande oportunidade na mão ! CONTENT MARKETING, uma ferramenta poderosa e fundamental para as grandes e pequenas empresas.

CONTENT MARKETING é  a criação de material que ensina e vende.

Confuso ?
Pense em todo o material produzido em sua organização:

  • Alguns talvez seja para fins de ensino , mas não é promocional , coisas como cursos on-line , artigos , vídeos de treinamento , CDs educativos , livros, e-books, e assim por diante,
  • Outro material pode ser promocional, mas não educativo – coisas como tabelas de preço , folhetos, brochuras, cartões postais promocionais, etc

CONTENT MARKETING combina os dois : É o material que está 80% formatado como educacional e 20% como promoção de seus produtos e serviços.
Mesmo antes de o termo “CONTENT MARKETING ” tornar-se popular, muitas empresas já vinham usando essas técnicas . Por exemplo, se você publicar um boletim de e-mail, escrever artigos , gravar vídeos informativos ou executar webinars educacionais , você está fazendo o  “CONTENT MARKETING ” .
O princípio fundamental é que você entrega valor (muito valor) em primeiro lugar, e , em seguida, promove.  Mas, claro, fornecendo este valor , você também está se posicionando como um especialista , e não apenas um vendedor.
Essa é uma estratégia de marketing online, especialmente para as empresas que querem gerar mais tráfego através do Google, já que ele sempre recompensa de forma positiva conteúdos que se enquadram como de alta qualidade e de autoridades respeitadas. E mais, atualmente o Google penaliza os sites que não fornecem um bom conteúdo.
Abaixo procurarei listar como, de forma eficaz, podemos converter uma ideia em vários conteúdos de marketing, economizando tempo e esforço, e atendendo melhor ao empresário e comerciante que estão sempre assoberbados e com pouquíssima disponibilidade de tempo.

Vamos lá :
1 . Identificar um problema , objetivo ou  ponto-crítico na vida do seu cliente.
2 . Produzir um conteúdo ( artigo , vídeo, webinar , blog , etc) que ensina como tratar esse problema.
3. Crie vários produtos ” spin- off” que apresentam o mesmo material, mas de forma diferente.
O motivo de se produzir o mesmo material de forma diferente está associado ao fato de que  pessoas processam informação de formas distintas, logo duplicando seu material e apresentando-o em diferentes formas você está fazendo um favor aos seus usuários, além da economia de tempo e esforço .
Pense num conteúdo de qualidade, um título que gere impacto e empatia do usuário, e os canais de distribuição. Todos esses pontos devem ser cuidadosamente elaborados, eles são peças fundamentais para o sucesso da sua estratégia.

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO – Para cada decisão vale pensar nas variáveis que correspondem a cada uma dessas fases, por exemplo, ao decidir pelo canal, entendemos que determinados usuários são mais visuais, outros mais auditivos.
Em temos gerais, existem quatro formas de consumo de material : Visão, audição, leitura e interação.

Por exemplo, as pessoas podem captar rapidamente a informação visual (uma imagem para esse público vale mais que mil palavras), entretanto esse tipo de conteúdo pode demorar mais para baixar e consumir (um vídeo p.e), além de que o Google não indexa bem esse tipo de conteúdo.

TEMPO – Nem sempre o usuário vai consumir seu conteúdo naquele momento, portanto formas onde ele possa, baixar para ver mais tarde, pode ser uma solução interessante. Principalmente quando temos um conteúdo LIVE, vale ter uma opção de guardar esse conteúdo. Imagine seu usuário em uma localização física distinta da sua onde existe o problema do fuso horário.

Imagem2

PROFUNDIDADE DO CONTEÚDO –  Considere que os usuários têm diferentes necessidades em se aprofundar em determinados assuntos, e isso deve ser considerado nas diferentes produções de conteúdo. Um conteúdo muito extenso pode desaminar a leitura daquele que deseja apenas uma pequena informação, e o contrário pode frustrar àquele que busca um detalhamento maior sobre o assunto.

Imagem3

ESCALABILIDADE – Pense que seu conteúdo não deve ser exclusivamente um-para-um . Claro que alguns conteúdos se encaixam perfeitamente nessa categoria (email, newsletter, e-book, vídeo, podcast), nesse caso o consumo se dá de forma individual, entretanto se formos pensar em Grupos (consideramos como grupo mais de um e menos que muitos) temos como ferramentas que promovem essa escalabilidade as videoconferências, tele-seminários e webinars. Já para os times, que são grupos que trabalham juntos, podemos citar forum de discussão, chat room, wiki e blogs. Por fim, temos o maior aglomerado que chamamos de Crowd onde podemos usar webcasting e videoconferências)

Imagem4

SPIN-OFF – Faça suas trocas de material. Uma vez esse material produzido, você pode mexer nessas variáveis :

1) Troque o canal – faça a troca entre audio, video, texto e interação
2) Troque o tempo – Transforme o evento ao vivo em evento gravado
3) Níveis de detalhe – Mude a profundidade das suas informações
4) Experimente a escalabilidade

CONCLUSÃO: 

Este processo irá ajudá-lo a criar várias peças de marketing a partir de uma única fonte. Não se deixe enganar por sua simplicidade. É aparentemente fácil, mas muito poderosa.
Tenha em mente que diferentes pessoas consomem conteúdo de forma distinta, e criando o seu conteúdo em múltiplos formatos vai ajudá-los além de gerar credibilidade. Você estará se mostrando comprometido em resolver os seus maiores problemas e preocupações, atendendo às suas necessidades, e colocando-se muito à frente da concorrência.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s