DECISÃO RÁPIDA OU DECISÃO CERTA ?

tempo da nova eraQuanto tempo temos para tomar decisões ?

Tomar a decisão certa ou tomar a decisão rapidamente ?

Cada vez mais temos que nos adaptar à velocidade imposta pela era digital ! Recentemente li uma reportagem sobre os 15 anos do Google . Isso, 15 anos, e é realmente impressionante a quantidade de produtos, soluções, aplicativos que eles criaram.

O Google na minha opinião tem indiscutivelmente um DNA para inovação, transforma coisas simples, em grandes projetos, ao mesmo tempo que transforma o complexo em coisas simples !   A decisão de fazer, entregar e partir para outra jornada é algo que ocorre várias vezes ao ano, ao mês e ao dia ! Então? Estamos preparados e estruturados nas nossas empresas  para enfrentar  esse ciclo acelerado de expectativas? Seus colaboradores são incentivadas para ajudá-lo a ser uma máquina de inovação contínua?

O mantra inovar ou morrer nunca foi mais verdadeiro

Ok entendido que temos que nos acostumar a tomar decisões mais rapidamente, mas isso nos levará ao erro mais frequentemente? Provavelmente sim, mas atire a primeira pedra quem nunca errou!

Voltando ao Google, quantos projetos eles enterraram justamente por não terem dado certo ? Google Lively, o Google Answers , Google Wave , Google X, o Google Print Ads, Google Radio anúncios, o Google Catálogos, Froogle , Dodgeball, Web Accelerator, Jaiku , Google Netbook, cupons Google, o Buzz, Google Voice Search, Wikipedia, Google video Player, Google Checkout, Pesquisa em Tempo Real e muitos mais.

Teremos que  aprender a lidar com todas essas derrotas ? Vivemos num tempo onde  tudo é muito rápido, das decisões, às perdas, aos acertos, tudo acontece numa velocidade com a qual não estamos acostumados.  Outra questão que vale uma reflexão é em relação à flexibilidade dos novos tempos . Temos que flexibilizar, ousar, sem perder nossa essência. Somos de uma época em que logomarcas eram marca registrada das empresas , intocáveis, e hoje ela estão mais flexíveis, vejam o exemplo do Altavista e do próprio Google. Buscar o equilíbrio entre manter as raízes do negócio, aumentar o desempenho com a inovação e ser flexível, é algo que devemos perseguir diariamente.

Todos esse perfil do novo profissional e empresa,  precisam acontecer de dentro para fora. A empresa tem que ter essa cultura, tem que fazer parte do DNA dela, não basta fazer uma sala despojada,não basta escrever na missão e valores da empresa,  ou deixar que os funcionários venham de short ou Skate trabalhar.

Ao longo dos últimos 15 anos acompanhando a evolução dessa indústria, vi empresas fantásticas que sumiram do mapa, outras tantas que cresceram de tal forma que foram absorvidas pelos Gigantes Digitais e outras ficaram adormecidas e do nada ressurgem, provavelmente após uma grande mudança cultural e estrutural para darem prosseguimento à sua história.

Um exemplo é a RealNetworks, um cavalo de batalha no início da era da internet que vinha tropeçando nos últimos anos e que retorna com o objetivo de reverter sua sorte. Recentemente apareceram com um software de vídeo e serviços de armazenamento que permitem que as pessoas compartilhem facilmente os seus vídeos pelos diferentes dispositivos.

Para isso trouxerem de volta Rob Glaser , fundador da empresa. A idéia é que com o novo produto de Nuvem RealPlayer eles alavanquem a grande base que ainda têm instalada de software de vídeo do computador pessoal RealPlayer, potencializando a plataforma para um novo impulso em conteúdo de mídia e outros serviços.

O novo software tem como diferencial a solução do problema da incompatibilidade entre os formatos de vídeo em vários dispositivos , permitindo que os clientes possam  fazer upload de um vídeo que pode ser visualizado e compartilhado em um PC, um tablet, um iPhone, um dispositivo Android ou um aparelho de TV.

Comentem, perguntem, terei prazer em respondê-los

SM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s