PUBLICIDADE – OPORTUNIDADE OU CRISE?

Falar de publicidade nos dias de hoje, é um grande desafio ! Se formos analisar ao longo dos anos, essa indústria sofreu grandes mudanças . Mudou a forma de comprar, vender, criar, medir e entregar.

Antes bastava um comerciante dizer que precisava de uma publicidade e ficava muito claro o que era preciso ser feito . Capturava-se a idéia, os criativos imediatamente começavam a desenvolver suas histórias que os escritores e designs aplicavam para as telas que tinham em mãos : o comercial de TV, anúncio impresso de página inteira, anúncio de  rádio, ou outdoor. O cenário atual é outro ! A publicidade hoje é broadcast, cabo e streaming, é online, tablet e smartphone, é de vídeo, rich media, mídia social, conteúdo, banners, aplicativos, publicidade in-app e tecnologias interativas. A Publicidade também ultrapassou suas fronteiras e agora interage no âmbito físico, como Nike + Fuelband e os já protótipos de relógios inteligentes.

Afinal a publicidade ultrapassa esse ambiente formal e entra pela conectividade social ?
Ela passa a tocar o seu público até durante uma corrida, ou prática de ciclismo por exemplo ?
Ela deve ser pensada de forma desfragmentada ou é tudo a mesma coisa ?
E os clientes ?  Qual agência devem procurar quando querem pedir orientação?
Onde aplicar o budget do cliente ? O cliente trará dinheiro novo ou vai migrar de uma mídia para outra?

Essas são questões ainda  controversas .

geraçãozO que não é controverso é que os novos consumidores dessa publicidade também são diferentes, e também têm as suas expectativas. Eles desenvolveram suas habilidades em jogos rápidos e com consumo mídia multi- canal e multi-telas. A mobilidade também é um pré -requisito , e acessar aplicações através de diferentes dispositivos é fundamental para a forma como eles funcionam .

A mudança está acontecendo agora e não aconselho ninguém a ignorá-la. As organizações precisam pensar em como responder a essas mudanças e adaptar-se às novas práticas de trabalho e comportamentos  para que possam competir nesse novo mundo. O rápido crescimento da penetração e tempo gasto  on-line estão mudando a maneira como são feitos os planos de mídia . Com o mix de mídia multi plataforma, os planejadores podem acompanhar os consumidores durante todo o dia com mensagens diferentes. Entretanto, selecionar o canal e a comunicação correta para cada um deles está cada vez mais complexo.

Afinal oportunidade ou crise ? Eu sempre vejo mudança como oportunidade. Claro que existirão processos novos, perfis profissionais novos, mas, mais do que nunca, os planejadores de mídia precisam ter uma melhor compreensão do comportamento multitarefa para efetivamente alcançar o seu público . Precisarão ter argumentos que justifiquem a entrada de dinheiro novo para que novas frentes de comunicação sejam abertas. Não há nenhuma maneira de escapar de uma abordagem multi- plataforma e esse é um caminho do qual o planejador de mídia precisa encarar e se especializar. Ele estará conversando com novos interlocutores dentro das empresas e não vejo mais um mídia que não entenda o todo ! Ele pode se especializar em off line, mas vai ter que conhecer a fundo toda a nova cadeia da publicidade. Vamos agir rápido, pois em muito pouco tempo o dinheiro estará nas mãos dessa nova geração e teremos que estar prontos para atendê-los !

alguns links de produtos onde a publicidade sai da caixinha !

http://www.nike.com/cdp/fuelband/us/en_us/

http://www.movimentoconviva.com.br/site/blog/

SM

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