DESAFIO DA NOVA GERAÇÃO: RECONHER RISCOS ECONÔMICOS, OPORTUNIDADES E INOVAÇÕES

IMG_5944

Hoje vou passear um pouco pela Geração Z e para começar vou citar  algumas das suas  principais características  : problemas de interação social, ausência da capacidade de ser ouvinte, desconfiada quando o assunto é carreira e estudos formais, obsolência, rapidez de pensamento, incapacidade para linearidade, entre tantas outras . Isso me leva a questionar e a tentar de alguma forma predizer, como será a empresa do futuro?

Por outro lado, vejo os Chineses e Indianos liderando as frentes tecnológicas, que vamos ter que concordar, serão a base para a maior parte das profissões do futuro. A pergunta que fica é : – Como nossos jovens (Ocidentais em geral) vão se adaptar a esse modelo ?

Alguns estudos mostram que parte das contratações de TI nos principais mercados ocidentais vêm predominantemente de empresas da Ásia. Um número crescente de empresas asiáticas de sucesso, especialmente da China e da Índia, serão responsáveis pela maior contratação de profissionais de TI para apoiar o seu crescimento num momento em que as empresas ocidentais ainda estarão lidando com o impacto da crise econômica.

Recentemente li uma reportagem interessante sobre telefonia afirmando que três dos cinco maiores fabricantes de celular será Chinês. A principal defesa baseava-se no fato da grande penetração da telefonia nos mercados emergentes onde empresas tradicionais ficarão espremidas e sem condições de disputar com as empresas de high end como Apple e Samsung, assim como as agressivas ZTE e Huawei. Isso cria uma oportunidade para os fabricantes chineses alavancarem sua posição no mercado interno chinês para smartphones e expandir para outras regiões.

Defendo uma tese em que cada vez mais  decisões sejam baseadas em conhecimento, e volto a reforçar esse ponto hoje, especialmente considerando que estamos num caminho sem volta! Nunca mais será menos informação ! Por isso, vamos entender, filtrar e decidir !

Pensem comigo :

  • Aumento da proliferação da tecnologia operacional e consequente aumento de gastos com softwares (isso inclui máquinas de venda, dispositivos médicos, sensores ligados à Internet para criar e receber fluxos de dados, etc.)
  • gastos cuja dimensão ainda desconhecemos a ordem de grandeza (Nuvem, Big Data, Comunicação máquina-à-máquina)

Qual será o custo  disso tudo para uma empresa?

Como ficará a mão de obra do futuro?

Como preparar uma geração que desconhecemos para um futuro que ainda tememos ?

Dados é a palavra da hora, têm impacto direto sobre o resultado financeiro competitivo das Organizações.

Ok, isso é algo que conhecemos e acreditamos !

Não importa a indústria, vestuário com chips que vão captar a radiação solar, tênis e relógios com rastreamento de fitness cada vez mais granulares , tecnologias que vão medir o engajamento no ambiente de trabalho assim como faz nas redes sociais, enfim, será um mundo de dados sem fim !

Teremos (acho que até já temos) carência de profissionais com competências e habilidades necessárias para responder a estas oportunidades (essa é uma oportunidade) .  Um aspecto importante do desafio em preencher esses postos de trabalho reside no fato de que as empresas precisam de pessoas com novas habilidades – gerenciamento de dados , análise de negócios e conhecimentos e habilidades não-tradicionais necessárias para extrair o valor de Big Data , bem como artistas e designers para visualização de dados.

E por falar em dados, e oportunidades, vou levantar mais um ponto :

No futuro bem próximo as empresas não conseguirão mais controlar o tráfego de informação confidencial, Não bastará bloquear o acesso do Facebook ou qualquer outra rede social em suas empresas, a conectividade estará muito a frente disso.  O modelo de segurança de dados deverá também pensar fora da caixa, não será mais um ponto fixo para fora, o fluxo passará  a ter várias mãos ! Novas oportunidades? Fica a dica !

Sandra Magalhães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s